Reset da Password

Faça a Sua Reserva
Pesquisa Avançada
Your search results
23 de Julho, 2020

Vem visitar os Açores? Este é o procedimento atual

O jornal Notícias ao Minuto viajou até a ilha das Flores e conta-lhe como correu a jornada, desde a marcação de testes à Covid-19, à distância de segurança no avião, à chegada aos aeroportos, passando pelas escalas entre ilhas e por fim, pelo resultado do segundo teste obrigatório nos Açores, seis dias após o primeiro.

Em tempos diferentes devido à pandemia da Covid-19, em que não são aconselhadas pelo Governo viagens de férias para destinos longínquos, o lema ‘vá para fora cá dentro’ ganhou ainda mais relevância. De Norte a Sul, sem esquecer as regiões autónomas da Madeira e dos Açores, muitos são os portugueses que este ano reservaram alojamentos locais, hóteis e casas rurais para redescobrir Portugal. E basta uma rápida pesquisa nas redes sociais para nos apercebermos de que muitos estão a ser surpreendidos pelas belezas naturais (e não só) que ainda não conheciam no território nacional.

Contudo, há alguns procedimentos que deve ter em atenção. Se não sair do Continente, pode viajar sem fazer testes, mas nunca esquecendo as normas de segurança para evitar a propagação do coronavírus. A máscara, o distanciamento social, a proibição de aglomerados, a desinfeção das mãos e restantes medidas de higiene não podem ser descuradas nem nos dias de descanso, porque a Covid-19 continua aí.

Mas para viajar até aos arquipélagos dos Açores e da Madeira terá de se submeter a testes à Covid-19 e cumprir várias regras. Apesar deste ‘inconveniente’, tudo é gratuito, fácil e rápido.

Marcação de testes

Tem a viagem marcada e paga? Se sim, este é o próximo procedimento a ter em conta.

Para viajar para os Açores tem três opções:

1) Apresentar teste negativo para a Covid-19, realizado nas 72 horas antes do embarque, em clínicas certificadas (o Governo dos Açores fez uma parceria com 139 laboratórios, espalhados um pouco por todo o país, onde pode fazer o teste gratuitamente, consulte a lista aqui). E realizar um segundo teste, se ficar mais de sete dias no arquipélago.

2) Realizar um teste à chegada à região e ficar em isolamento profilático até ser informado do resultado, o que pode demorar até 48 horas. E também terá realizar um segundo teste, se ficar mais de sete dias no arquipélago.

3) Regressar ao local de origem do seu voo ou viajar para qualquer aeroporto para fora da Região Autónoma dos Açores, cumprindo, até à hora do voo, isolamento profilático em hotel indicado para o efeito.

Se se recusar a cumprir estas regras, pode ser alvo de uma queixa crime por parte das autoridade de saúde regional.

O Notícias ao Minuto optou pela primeira escolha para poder começar a descobrir a ilha das Flores sem perder tempo. O processo foi bastante fácil e rápido. Basta escolher o laboratório da lista apresentada pelo Governo dos Açores que lhe der mais jeito e ligar a marcar o dia e a hora do teste de despiste. Durante a chamada indique que vai viajar para os Açores e envie (por e-mail) o comprovativo de pagamento da viagem, assim como a passagem.

O Notícias ao Minuto marcou o teste, num laboratório de Lisboa, cerca de uma semana antes do embarque.

Conheça todos os detalhes aqui / foto: © Shutterstock

Categoria: Turismo
Partilhar

Deixar um Feedback