Reset da Password

Faça a Sua Reserva
Pesquisa Avançada
O resultado da sua pesquisa:
Dezembro 8, 2018

São cinco, os consórcios escolhidos para concorrer a centro espacial dos Açores

No início de 2019, abrirá o concurso internacional para criar um centro de lançamento de pequenos foguetões na ilha de Santa Maria.

A lista de 14 consórcios internacionais que tinham manifestado interesse na criação de um centro espacial nos Açores, na ilha de Santa Maria, acaba de ser reduzida para cinco consórcios – divulgou este sábado em comunicado a Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT). E que são os seguintes: Avio (liderado por Itália); Consórcio Azul (Espanha); Isar Aerospace Technologies (Alemanha); PLD Space (Espanha); Rocket Factory Augsburg (Alemanha).

Depois de uma Comissão Internacional de Alto Nível – coordenada por Jean-Jacques Dordain, antigo director-geral da Agência Espacial Europeia – ter analisado as propostas dos 14 consórcios entregues até 31 de Outubro, agora os cinco consórcios vão ser convidados a apresentar uma proposta completa do que pretendem fazer no centro espacial dos Açores. É esta comissão, com nove peritos portugueses e estrangeiros, que vai definir os requisitos desse concurso internacional para os serviços de lançamento espacial na ilha de Santa Maria, concurso que estará aberto em Janeiro e Fevereiro do próximo ano.

Além dos cinco consórcios escolhidos, que incluem empresas portuguesas, a Comissão Internacional de Alto Nível considerou que há um outro conjunto de consórcios que manifestaram interesse no centro espacial dos Açores que apresentam condições de realizar negociações específicas com as autoridades portuguesas e que, ainda, outras empresas podem ser fornecedoras de subsistemas, acrescenta o comunicado da FCT, tutelada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior.

Mais sobre este assunto em Público / por Teresa Firmino / foto: alma de viajante

Deixar um Feedback

O seu email não será publicado.

error: Conteúdo protegido !!