Reset da Password

Faça a Sua Reserva
Pesquisa Avançada
O resultado da sua pesquisa:
Maio 17, 2019

Porto espacial nos Açores terá impacto em áreas como agricultura ou pescas

O ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor, asseverou que o projeto de porto espacial na ilha de Santa Maria, terá um impacto positivo também em áreas como a agricultura e as pescas.
Foto: Pedro Nunes/Lusa

Os satélites, frisou o governante em Ponta Delgada, “lançam-se para melhor observar a Terra”, e através destes já é possível “controlar um navio, melhorar as pescas ou fazer agricultura de precisão”.

O Espaço, nesse sentido, deve ser utilizado não como um fim mas uma “forma para desenvolver outras áreas de atividade económica”, sendo que no caso açoriano as pescas e a agricultura ganham natural destaque.

“A ciência e o conhecimento criam melhores empregos”, acrescentou ainda Manuel Heitor, que falava aos jornalistas na maior cidade açoriana à margem das comemorações do Dia Nacional dos Cientistas.

A cerimónia, que decorre durante todo o dia no Teatro Micaelense, incorpora o ciclo de conferências “Caminhos do Conhecimento”, dedicado a Mariano Gago, e um Festival da Ciência.

Iniciativas como a de hoje representam, disse o ministro da Ciência, “formas de abrir o diálogo do conhecimento com a população de uma forma geral e passar a mensagem de que é pelo conhecimento que se fará” o futuro.

Segundo nota enviada pelo Governo dos Açores, será celebrado um protocolo de colaboração entre a Secretaria Regional do Mar, Ciência e Tecnologia e a Ciência Viva – Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica, uma “aposta na educação para a ciência e na cidadania científica” que se materializa através de “programas educativos e de formação de professores e na promoção da cultura científica e tecnológica” da Rede de Centros de Ciência dos Açores (RECCA).

No final de abril, o chefe do executivo açoriano, Vasco Cordeiro, advertiu que o projeto do porto espacial deverá beneficiar, acima de tudo, Santa Maria e os marienses, mas também todos os açorianos e até o país.

“Chamámos todas as ilhas da nossa região a contribuírem com a parte de recursos do orçamento regional que contribuem para fazer face aos investimentos em Santa Maria” e, nesse sentido, e não obstante serem os marienses os primeiros beneficiários do projeto, este deve representar também uma mais-valia para os Açores no seu todo “e até” para o país, disse então Vasco Cordeiro.

O presidente do Governo Regional dos Açores classificou também recentemente como um “passo importante e concreto” a publicação do concurso público para a construção e exploração de um porto espacial em Santa Maria.

Fonte: Açoriano Oriental

Deixar um Feedback